Hábitos: O caminho para uma vida plena e saudável

 

    Para começar falando de Mudança de Hábitos, ou melhor Criação de Hábitos, é muito importante entender alguns conceitos e contextos que iremos abordar. Falaremos de Hábitos, Neurociência, Padrões Neurais, Bio-individualidade, tudo com o foco em Saúde.

     O que é um Hábito? Hábito é um comportamento repetido o suficiente para se tornar automático, resumindo, um atalho mental. E esse comportamento é resultado de toda uma complexidade que foi sendo construída ao longo de uma vida, “aprendida através de experiências” (padrões neurais).

   Qual a real importância dos Hábitos? Os Hábitos criam liberdade e eficiência cerebral, pois quando um hábito é criado e posteriormente automatizado, ele reduz a carga cognitiva, liberando energia e capacidade mental para o que realmente importa. Além disso, a Medicina do Estilo de Vida, através de estudos e evidências, comprovou que Hábitos Saudáveis podem prevenir, tratar ou reverter condições de saúde.

    Apesar de parecer uma coisa simples, a criação de novos hábitos, de preferência saudáveis, é mais complexo do que imaginamos. Esse processo envolve diversas estruturas cerebrais dentro do nosso Sistema Nervoso, circuitos, sinapses, neurotransmissores, tudo relacionado e de acordo com intenções e motivações nas dimensões cognitivas, emocionais, fisiológicas e executivas.

   Para que uma Mudança de Comportamento, realmente ocorra, é necessário entender parte desse processo. Muitas pessoas não alcançam resultados em relação à essa construção de hábitos, não por falta de vontade, consciência ou dedicação, mas sim por falta de orientação e saber como fazer.

    Não sou uma expert em Neurociência, mas, posso dizer que sou ávida em aprender assuntos relacionados à saúde. Se tivesse que dar uma dica básica para você começar seu processo individual, diria para em primeiro lugar descobrir sua real intensão e motivação, afinal, os únicos hábitos sem intenções (involuntários), são os reflexos.

    Em segundo lugar, diria para começar com pequenas mudanças (claras, atraentes, fáceis e satisfatórias), atreladas à hábitos já existentes (empilhamento de hábitos), pois o nosso corpo precisa de estímulos, desejos, repostas e recompensas para funcionar.

      Em último diria para ter paciência e resiliência, pois nem sempre as coisas vão acontecer do jeito que gostaríamos e no tempo que desejamos, mas, o erro e o aprendizado fazem parte do nosso processo de desenvolvimento. E estamos aqui para ser felizes, e com saúde e bem-estar poder aproveitar a vida, as pessoas que fazem parte dela.

 

Próximo
Próximo

Health Coach: Aliado ou Charlatão? Entenda seu Papel na Promoção da Saúde